Alessandra Balbino

Alessandra Balbino - E-mail : alessandrabatistasadv@gmail.com

terça-feira, 30 de junho de 2009

ATOS SECRETOS, CONTROLE SOCIAL E A BÍBLIA MAIS QUE ATUAL...

A Constituição Federal, também conhecida como constituição cidadã garante, por meio dos princípios da moralidade e da transparência administrativa e da publicidade, permitir que o cidadãos exerçam o controle social. Não será demais lembrar que, no Brasil, o acesso às informações dos órgãos públicos é garantido pela Constituição Federal (artigo 5º, incisos XIV e XXXIII) e pela Lei (9.784/1999, artigo 2º, § único, inc. V). O direito à informação não se restringe ao que consta nas repartições públicas, mas também na obrigação do Estado em produzir a informação, quando inexistente. Por que é assim? A resposta é simples: quanto maior a transparência, maior o controle social e menor a probabilidade de arbitrariedade e corrupção. E, como é óbvio, quando se fala em Poder Público, entram os três, Executivo, Legislativo e Judiciário. E também todos os níveis, ou seja, federal, estadual e municipal. No momento atual o que vemos é a antítese do que é expresso em nossa carta magna, nossa constituição cidadã; que tem este nome porque foi formulada através da população, segundo o ex-senador Bernardo Cabral que foi relator da Assembléia Nacional Constituinte propostas de cidadãos de todas as partes do Brasil, chegavam ao Congresso Nacional para sua formação; a promessa de realizar uma Assembléia nacional Constituinte veio do falecido Tancredo Neves, que não pode levar a cabo a sua promessa, porém, José Sarney , Senador da República, cumpriu a promessa feita por Tancredo Neves. Quase num ato inaudito e espantoso, hoje vemos o senador supracitado sendo mencionado nos escândalos dos Atos Secretos do Senado em diversos jornais brasileiros.
É possível perceber a necessidade de acompanharmos o que ocorre em nosso país, é preciso estar atento, para que nossos direitos garantidos na Constituição Brasileira sejam cumpridos fielmente; há quem diga que se somente a constituição federal fosse cumprida, não haveria necessidade de outras leis, pois somente o ordenamento jurídico pátrio com seu fiel cumprimento, poderia sanear questões como habitação, educação, traballho, cidadania, dignidade humana entre outras.
O que vemos é exatamente o contrário, se por um lado a corrupção se alastra, nos diversos pontos do governo, nas esferas municipais, estaduais e federais, na outra ponta temos uma população inerte, que não reconhece seu potencial e por isso mesmo, faz com esse sistema tenha vida constante, é como um ciclo : a corrupção se alimenta do nosso descaso e aversão por assuntos de cunho político. Nosso sistema político presidencialista, é um
sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, e para que haja esse sistema todos precisam ser “contratados”; Você agora deve se perguntar ? Contratados, como ?
Sim contratados, pois em uma democracia de grande escala como a nossa, democracia representativa, há necessidade de hajam "funcionários sejam eleitos", em eleições diretas e frequentes, como as nossas que ocorrem de dois em dois anos; o contratante somos nós, eu e você delegamos plenos poderes para que ocorra a nossa representação, seja esta em qualquer uma das esferas de poder; o representante político sempre será um funcionário a serviço do povo; Rousseau um dos contratualistas em sua obra "o contrato", menciona que o "O Legislador é uma autoridade que nada é", por acreditar que o legislador só serviria se representasse o povo fielmente, portante ele só poderia agir de acordo com a vontade do povo; porém nos dias atuais não é assim que acontece, as vontades particulares prevalecem sobre a vontade do povo. A forma como encaramos nossos representantes faz toda a diferença.
É preciso acompanhar os escândalos, anotar os nomes, partidos de que fazem parte esses “funcionários eleitos”, as datas dos acontecimentos, sejam bons ou maus e criar uma memória, assim poderemos julgar com mais sensatez e julgarmos se esse funcionário merece novamente o voto que permitirá que ele nos represente.
Voltando aos Atos Secretos, podemos mais uma vez constatar a inerrância da Palavra de Deus, pois por mais secretos que estivessem os atos, Deus ,brada em sua palavra declarando em Marcos 4:22 : Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto, pois bem, que fique claro aos autores dos Atos Secretos, que de Deus nada se esconde.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nosso Sentido Brasileiro



Nascemos Colônia, e isso é fator determinante para entendermos a estrutura de nosso país . O fato de sermos produto da mistura de povos (grupos étnicos) desenraizados, ou seja (Africanos, Índios e Portugueses), não nos facilita em torno de uma etnia determinante, e por sermos predominantemente mestiços, no meu entender parte dos debates focam primeiramente no discurso racial, se torna caduca e carece urgente de revisão. Porém o foco central do artigo, está na compreensão geral do que nos cerca como nação. Até hoje o Brasil está em formação de sua identidade como nação, a compreensão disso se dá pela aceitação de produtos estrangeiros com muita facilidade em nossos hábitos de consumo, normalmente os “importados”, teêm mais valor que os nacionais, este comportamento é resquício da colonização, uma mistura de povos (grupos étnicos) que originou à formação de uma povo dotado de unidade lingüística e identidade cultural. Ainda assim, falta-nos uma compreensão exata do valor de nação. A história em si, das origens e formação do povo brasileiro, sua identidade, seu sentido nacional, sua indústria, e seus rumos são freqüentemente delegados a um grupo distinto de pessoas que dirigem o futuro político da nação. Neste ponto, percebemos o esvaziamento do discurso político sério, os jovens por exemplo, não querem nem saber em falar de política, os de mais idade, já se entregaram ao “sempre foi assim, e não vai mudar”.
Na mentalidade brasileira os direitos sociais estão enraizados, como por exemplo : saúde, educação, transporte, moradia e trabalho, a falta de iniciativas que deixem de garantir um desses itens é logo sentida e alguns casos, ouve-se falar em manifestações, reclamações etc... Porém os direitos civis e políticos são frequentemente ignorados, alguns pensadores estudiosos da ciência política afirmam que as grandes mudanças política se deram através dos atos de insubmissão. Esses direitos civis e políticos estão ligados diretamente aos atos de fiscalizar, cobrar resultados, estar de olho nos governantes, delegados para agir, como representantes da população. Essa condição é essencial pois é através dela que as atitudes dos governantes poderão se auferidas. O acesso a informação deve ser democratizado, as pessoas precisam ser ensinadas a decidir e terem meios de cobrarem proatividade e proeficiência, assim como nas empresas privadas ocorre, pois o dinheiro que faz com que a máquina pública esteja a pleno vapor é o dinheiro de nossos impostos, a energia elétrica por exemplo da nota fiscal de um valor x (45%) são impostos, o pãozinho por exemplo (31%) são impostos. Estes recolhidos aos cofres do governo, deveriam obrigatoriamente voltar em benefícios aos cidadãos, mais isso não ocorre como deveria, as principais decisões em como e onde investir, são decisões que estão nas mãos daqueles a quem delegamos o poder de nos representar. Por isso muitas vezes os gastos com custeio da máquina são muito maiores do que os gastos com investimentos. Os gastos com custeio pode se entender a grosso modo como todos aqueles que representam as despesas do governo seja em que esfera for, luz, água, pagamentos do vereadores, prefeitos, vices, govenadores, deputados, presidente, senadores e quaisquer outros gastos que ensejam manutenção da estrutura de governo; já os gastos com investimentos, podem significar investimento nas polícias, nos professores, nos profissionais da educação, na educação em si, na saúde etc...
Citei no início um fragmento da nossa origem por entender que para compreender nossa inércia, é preciso compreender nossa origem. Começamos aceitando tudo, éramos colônia e aprendemos a ser governados, não fomos e não somos ensinados a buscar os porquês, bem como a escolha dos investimentos e o emprego de recursos públicos não são discutidos com o dono do recurso que somos nós o povo brasileiro. Comente este artigo no meu Blog : alessandrabalbino.blogspot.com



Alessandra Balbino
Estudante de Direito na Universidade Cândido Mendes
Coordenadora de Atendimento à Mulher em Belford-Roxo
Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher

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Sejam Bem Vindos !!!

"Ela tem um coração do tamanho de uma baleia; em seu trabalho é um leão de competência, uma dessas mulheres que vão até a raiz dos problemas e nada a assusta."

Um Pouco de Mim...

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Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brazil
Sou uma mulher determinada e realizadora. Tenho metas e objetivos claros a respeito da Política Pública e uma das minhas frase é Política Pública sem orçamento é PAPO SEM FUNDAMENTO. inserida nos Movimentos Sociais aos 15 anos já participava ativamente do Grêmio Estudantil do CEPK, aos 19 anos me filiei ao PDT e concorri as eleições em 2000 para vereadora, e em 2012, profissionalmente me especializei nas questões de gênero na defesa da mulher vitíma de violência,bacharel em direito Congregada da Assembléia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) Membro Fundadora da OSCIP Pólis Mulher e Cidadania em Movimento. Ministro Cursos de Como Falar em Público, Política Pública, Orçamento Público, Funções do Legislativo e Executivo, Ofereço Coaching de líderes de várias áreas e legisladores e agentes públicos, orientando na realização de projetos para municípios, e para atuar na política. Entre em contato pelo e-mail alessandrabalbinoadv@gmail.com Beijo enorme !