Alessandra Balbino

Alessandra Balbino - E-mail : alessandrabatistasadv@gmail.com

terça-feira, 8 de setembro de 2009

POLÍTICA PÚBLICA OU POLÍTICA PARTIDÁRIA, QUEM É QUEM NESSA HISTÓRIA ?

Entende-se por Política Pública “o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público. Entende-se por demandas sociais todas as necessidades do povo, transporte, educação, moradia, segurança, trabalho, saúde, assistência social e etc. A política Pública é para o político eleito, como é o leme para o navio : essencial, pois é a partir dela que irão se definir as diretrizes do governo com metas que deverão ser cumpridas a fim de beneficiar a população; eis aí a importância de prestarmos toda a atenção nas propostas de governo que são postas diante de nós. O ser humano é um ser político, mesmo que não queira ou não saiba disso. Mesmo de forma involuntária, fazemos política o tempo inteiro, em nossa casa, no nosso trabalho, enfim em todos os lugares onde há relacionamento humano. Quando concordamos ou discordamos de alguém sobre qualquer assunto estamos fazendo política, quando apoiamos ou criticamos também. Isso são decisões e atos políticos, só que não partidários. A Política Partidária também é isso, só que num universo maior, ela aborda a administração macro, os governos, as relações de poder. Aí entram os partidos que são ou deveriam ser a união de pessoas ou grupos com ideais semelhantes, que se organizam na intenção de conquistar ou manter o poder. Numa democracia, este processo é claro e transparente. Na verdade os partidos políticos são as únicas instituições que legalmente têm essa função, de forma aberta e transparente. Isso é política partidária. Na democracia quem pretende de alguma forma participar do poder tem que necessariamente ingressar num partido político

domingo, 6 de setembro de 2009

“PAREDE BRANQUEADA”

Para compreendermos a existência do Estado como ele é, precisamos, mesmo que rapidamente, compreender um pouco da sua constituição e existência. Nas civilizações antigas, o governante era comparado a um deus, e sua palavra não era contestada, simplesmente obedecida, pois era a palavra de um rei divino, fenômeno que se dava nome de Hierofania ( Ocorria quando o homem era como se fosse o próprio deus). Na Mesopotâmia, um fenômeno similar ocorria com uma diferença os governantes eram representantes de deus e não o próprio deus; isso trouxe um problema grandioso aos governos da época, pois os governantes ao serem comparados com deus, não podiam ser contestados e por isso eram inimputáveis. Os códigos também eram utilizados, o código Lex Taliones ou Lei de Talião, e o código de Hamurab, esse último dava as mulheres um lugar de muita importância; o código de Hamurab dizia que se um homem não suprisse as necessidades de sua casa no tocante as provisões alimentares, a mulher poderia sair de sua casa e entrar na casa de outro homem. Na Grécia antiga os governantes se dedicavam em tempo integral a vida pública, sobrando muito pouco tempo para a vida privada. O fato a ser ressaltado, é que os homens desde sua existência remota sempre tiveram suas formas de governo, a própria existência humana ensejava isso. A democracia sugere uma igualdade, e em uma cidade (polis) onde todos mandam sempre surgem conflitos. Por esta razão surge a política, que tem como missão resolver os conflitos ou atenuá-los. Em toda a sua organização, as polis (cidades), precisavam nutrir pela autoridade constituída um respeito reverencial. Desde os primórdios sempre houve essa necessidade. Um exemplo disso foi o Apostolo Paulo que ao se pronunciar contra o sumo sacerdote, sofreu uma repreensão (Atos 23:2,3,4 e 5) e prontamente o Apóstolo se corrige citando Êxodo 22:28.

Quero chamar atenção para o fato de que a bíblia como referência para os cristãos pode nortear nossos rumos em relação as autoridades constituídas sejam elas eclesiais ou civis; as escrituras sagradas registram a forma como devemos nos comportar diante dos líderes que em conformidade com a bíblia foram constituídos por Deus.
Porém na realidade o que vemos não é exatamente isso, muitos crentes, simplesmente, amaldiçoam com palavras e atitudes os líderes, sejam civis ou eclesisais, atitude totalmente contrária aos ensinamentos bíblicos. Isso é preocupante em um país como nosso, com raízes profundas na corrupção, vemos líderes se corrompendo e a miséria se alastrando pelos quatro cantos do país; é difícil ficar sem proferir uma palavra sequer, assim como Apóstolo Paulo ao perceber a atitude hipócrita e descabida da autoridade, num ímpeto se manifestou, porém imediatamente se corrigiu e trouxe a lume as sagradas escrituras. Esse exemplo deve se referência para nós, não é necessário fingir que não esta vendo, não é esta a proposta do texto. Mais sim perceber que o milagre tão ansiado pelas igrejas brasileiras, a cura da nação só se manifestará quando não houver mais ânimo dobre entre nós. Lábios que professam o nome do Senhor, não podem proferir maldições.

De um único manacial não poder brotar água doce e amarga ao mesmo tempo, é como se por nós mesmos retardássemos o agir de Deus sobre o Brasil. Enquanto os servos do Deus vivo, não se conscientizarem do seu papel, estaremos sujeitos a miséria, e a toda sorte de males, pois há poder em nossas Palavras.

Talvez ainda reste a pergunta, mais o que fazer ? Eu lhes digo é preciso orar pelas autoridades constituídas, e coloca-las diante do Deus altíssimo; e esperar os quatro anos, para que se necessário for se faça a substituição, troque o seu representante, mais não esqueça de colocar a vida dele e suas atitudes diante de Deus, que tudo vê .

Total de visualizações de página

Sejam Bem Vindos !!!

"Ela tem um coração do tamanho de uma baleia; em seu trabalho é um leão de competência, uma dessas mulheres que vão até a raiz dos problemas e nada a assusta."

Um Pouco de Mim...

Minha foto
Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brazil
Sou uma mulher determinada e realizadora. Tenho metas e objetivos claros a respeito da Política Pública e uma das minhas frase é Política Pública sem orçamento é PAPO SEM FUNDAMENTO. inserida nos Movimentos Sociais aos 15 anos já participava ativamente do Grêmio Estudantil do CEPK, aos 19 anos me filiei ao PDT e concorri as eleições em 2000 para vereadora, e em 2012, profissionalmente me especializei nas questões de gênero na defesa da mulher vitíma de violência,bacharel em direito Congregada da Assembléia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) Membro Fundadora da OSCIP Pólis Mulher e Cidadania em Movimento. Ministro Cursos de Como Falar em Público, Política Pública, Orçamento Público, Funções do Legislativo e Executivo, Ofereço Coaching de líderes de várias áreas e legisladores e agentes públicos, orientando na realização de projetos para municípios, e para atuar na política. Entre em contato pelo e-mail alessandrabalbinoadv@gmail.com Beijo enorme !