Alessandra Balbino

Alessandra Balbino - E-mail : alessandrabatistasadv@gmail.com

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O QUE É E O QUE NÃO É POLÍTICA – ALHO NÃO É BUGALHO !

O termo política é derivado do adjetivo grego politikós (de polis), que significa tudo que se refere à cidade, tudo que é portanto, citadino, civil, público, sociável e social. (Noberto Bobbio). O texto que está em suas mãos tem a pretensão de jogar luz sobre um termo diversas vezes confundido com cenas de picaretagem, desvios de conduta e de caráter. Vamos partir do princípio que tratamos de um termo cientificamente estudado, que possui como precursor Aristóteles, grande filósofo grego, que influenciou outros ramos de estudo contemporâneo. Meu objetivo é mostrar que este é um ramo de estudo que envolve entre outras coisas formas de poder, fins da política entre outros. Para que nosso texto não se torne extremamente técnico, gostaria de frizar a diferenciação entre política e moral, o que ambas têm em comum , é o domínio da ação ou prática humana. Mas distinguem-se entre si pelos critérios de justificação e de avaliação das respectivas ações, resultando daí, como conseqüência que aquilo que é obrigatório em moral não é necessariamente obrigatório em política e o que é lícito em política pode não ser lícito em moral. Chegamos ao ponto crucial, é preciso entender que política é uma ciência estudada ao longo dos anos, por grandes pensadores, homens que desenvolveram tratados e orientações a respeito de sua origem e outros, na idade moderna o termo política indica atividade, conjunto de atividades que têm como ponto de referência a polis, ou seja o Estado.
Diante disto, quero ressaltar o ponto onde se coloca que o domínio da ação humana sobre a política e a moral é um só, desta forma podemos jogar luz sobre tudo aquilo que ouvimos e falamos de política comumente. A ação do homem sempre determina suas escolhas e os direcionamentos da vida e desta forma podemos perceber e diferenciar as ações de uma forma mais clara, avaliemos a conduta moral de Caim, narrada na Bíblia, diz que ele escolheu a oferta que daria a Deus, e ao final teve sua oferta preterida em qualidade pela do irmão Abel, e desta forma, movido por inveja pratica o primeiro homicídio que se tem notícia nas Escrituras Sagradas, o que acabo de relatar tem a ver com prática humana, a moral do homem. Outro fato que quero ressaltar como político, lembremo-nos que o termo refere-se ao conjunto de atividades que tem como ponto de referência a polis, ou seja o Estado; a criação do FGTS o popular Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, criado por Lei, indicando a atividade do estado, que determina um elenco de atividades que nesse caso trouxe benefícios .
Para concluir, espero ter cumprido meu objetivo inicial, a política indica um conjunto de atividades, que tem como ator principal o homem que é quem instrumentaliza a atividade política.
Quando utilizamos o termo para classificar ações morais desonestas, como políticas é errônea, pois como percebemos no texto ambas ações discernem, moral e política dependem do homem para serem instrumentalizadas.
Finalizando, penso que a partir deste momento, temos mais condições de avaliar o que é ação política e o que são atitudes morais, a partir deste ponto essa diferenciação é essencial para as escolhas futuras que precisaremos fazer. Que Deus abençoe a todos.

Total de visualizações de página

Sejam Bem Vindos !!!

"Ela tem um coração do tamanho de uma baleia; em seu trabalho é um leão de competência, uma dessas mulheres que vão até a raiz dos problemas e nada a assusta."

Um Pouco de Mim...

Minha foto
Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brazil
Sou uma mulher determinada e realizadora. Tenho metas e objetivos claros a respeito da Política Pública e uma das minhas frase é Política Pública sem orçamento é PAPO SEM FUNDAMENTO. inserida nos Movimentos Sociais aos 15 anos já participava ativamente do Grêmio Estudantil do CEPK, aos 19 anos me filiei ao PDT e concorri as eleições em 2000 para vereadora, e em 2012, profissionalmente me especializei nas questões de gênero na defesa da mulher vitíma de violência,bacharel em direito Congregada da Assembléia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) Membro Fundadora da OSCIP Pólis Mulher e Cidadania em Movimento. Ministro Cursos de Como Falar em Público, Política Pública, Orçamento Público, Funções do Legislativo e Executivo, Ofereço Coaching de líderes de várias áreas e legisladores e agentes públicos, orientando na realização de projetos para municípios, e para atuar na política. Entre em contato pelo e-mail alessandrabalbinoadv@gmail.com Beijo enorme !