Alessandra Balbino

Alessandra Balbino - E-mail : alessandrabatistasadv@gmail.com

segunda-feira, 28 de março de 2011

O VALOR DO TRABALHO REPRODUTIVO...


Um homem chegou em casa, após o trabalho, e encontrou seus três filhos brincando do lado de fora, ainda vestindo pijamas. Estavam sujos de terra, cercados por embalagens vazias de comida entregue em casa. A porta do carro da sua esposa estava aberta. A porta da frente da casa também. O cachorro estava sumido, não veio recebê-lo. Enquanto ele entrava em casa, achava mais e mais bagunça. A lâmpada da sala estava queimada, o tapete estava enrolado e encostado na parede. Na sala de estar, a televisão ligada aos berros num desenho animado qualquer, e o chão estava atulhado de brinquedos e roupas espalhadas. Na cozinha, a pia estava transbordando de pratos; ainda havia café da manhã na mesa, a geladeira estava aberta, tinha comida de cachorro no chão e até um copo quebrado em cima do balcão. Sem contar que tinha um montinho de areia perto da porta. Assustado, ele subiu correndo as escadas, desviando dos brinquedos espalhados e de peças de roupa suja. 'Será que a minha mulher passou mal?' ele pensou. 'Será que alguma coisa grave aconteceu?' Daí ele viu um fio de água correndo pelo chão, vindo do banheiro. Lá ele encontrou mais brinquedos no chão, toalhas ensopadas, sabonete líquido espalhado por toda parte e muito papel higiênico na pia. A pasta de dente tinha sido usada e deixada aberta e a banheira transbordando água e espuma. Finalmente, ao entrar no quarto de casal, ele encontrou sua mulher ainda de pijama, na cama, deitada e lendo uma revista. Ele olhou para ela completamente confuso, e perguntou: Que diabos aconteceu aqui em casa? Por que toda essa bagunça? Ela sorriu e disse: - Todo dia, quando você chega do trabalho, me pergunta: '- Afinal de contas, o que você fez o dia inteiro dentro de casa?' -'Bem... Hoje eu não fiz nada, FOFO !!!!


A questão dos Direitos da Mulheres, deve ser analisada nas suas diversas perspectivas, a violência contra a mulher é a manifestação visível do preconceito e da discriminação contra a mulher; existem muitas frentes de trabalho em prol dos direitos das mulheres, que passaram a ser considerados na Conferência de Viena 1993, Declaração Universal dos Direitos Humanos, a partir daí os direitos das mulheres passam a ser considerados Direitos Humanos.


Em relação a questão do trabalho reprodutivo, podemos dizer que este não se trata somente de uma questão conjugal, de saber quem lava louça depois do jantar. O que está em pauta é o reconhecimento e a valoração do trabalho reprodutivo, a grande tarefa doméstica e social de cuidar das famílias, de gerar e criar filhos cidadãos e dar atenção aos idosos. É trabalho que se sobrepõe à vida profissional, feito preponderantemente pelas mulheres, sem remuneração. A maior parte dele é invisível na economia e não entra no PIB.


Com o acelerado processo de participação da mulher no mercado de trabalho, a reprodução social passe ser uma questão crucial para todas a sociedade, com impactos na sustentabilidade econômica na demografia. O nosso país conta hoje com mais de 40 milhões de trabalhadoras e este número cresce a cada dia. Os rendimentos das mulheres contribuem com 40,6% da renda das famílias. Quase 35% das famílias tem a mulher como chefe; essa realidade nos mostra que o capital e a cultura de gestão empresarial têm ignorado a importância das funções reprodutivas.


Precisa-se citar que deve se buscar garantir as trabalhadoras domésticas o exercício de todos os direitos trabalhistas previstos no art. 7º da Constituição Federal concedidos às trabalhadoras em geral é um dos objetivos estabelecidos no II PNPM (Plano Nacional de Políticas para as Mulheres), Belford-Roxo está encontra-se na fase de elaboração do PMPM (Plano Municipal de Políticas para as Mulheres), através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, ligada a SMASDH (Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos). O Plano estabelece, entre suas metas, a capacitação de 12 mil mulheres no âmbito do Plano Trabalho Doméstico Cidadão, a articulação para sua incorporação na Educação de Jovens e Adultos e o aumento de 30% do número de trabalhadoras domésticas com carteira assinada até 2011.

terça-feira, 8 de março de 2011

Declaração da Ministra Iriny Lopes :


“A sociedade como um todo precisa participar disso. Os nossos companheiros, os homens de uma forma geral, as mulheres de uma forma geral, as famílias também deem condição de ascensão, deem apoio, sem medo, decidida e decisivamente às mulheres que querem participar da vida política”, frisou.

Mensagem da Presidenta Dilma por ocasião do Dia Internacional da Mulher


A fé e a confiança depositada em nossa presidentA é incondicional, suas perspectivas em busca das soluções para um país plural como nosso constitui-se como desafio a ser cumprido. Sua presença no posto mais de comando mais alto de nossa nação, é, indubitavelmente a certeza de que como mulher não somos menos e nem mais do que deveríamos ser, somo sim capazes, conforme suas últimas declarações. Ao focar na erradicação da miséria, nós entendemos que os esforços centrados comporão entre outras ações o aumento da escolarização das mulheres, condições dignas de trabalho, as empregadas domésticas e políticas afirmativas que busquem sanar as disparidades existentes ainda hoje. Eu particularmente ao blogar este artigo me emociono, fui candidata a Deputada nas últimas eleições e ouvi do meu chefe o seguinte : "Foi uma leviandade, você sair candidata", referindo-se ao solicitar a desimcompatibilização exigida por lei e pelo fato de exercer cargo em comissão, depois de um breve silêncio, ele disse: eu não sei o que é, mais ainda há um grande preconceito contra a mulher. Sai de lá aviltada, moralmente abatida; mais ao comemorar a vitória da nossa presidentA, senti-me aliviada e pronta para concorrer as eleições quantas vezes forem possíveis. O Brasil dos saneamento, do fim da violência, depende de cada um de nós, mais a chefia desta nação cabe hoje a uma mulher, que certamente não descansará até que alcance de fato o extermínio do preconceito, que só nós mulheres entendemos, por sermos muitas vezes vítimas dele. Parabéns para ti PresidentA, parabéns para nós.


Total de visualizações de página

Sejam Bem Vindos !!!

"Ela tem um coração do tamanho de uma baleia; em seu trabalho é um leão de competência, uma dessas mulheres que vão até a raiz dos problemas e nada a assusta."

Um Pouco de Mim...

Minha foto
Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brazil
Sou uma mulher determinada e realizadora. Tenho metas e objetivos claros a respeito da Política Pública e uma das minhas frase é Política Pública sem orçamento é PAPO SEM FUNDAMENTO. inserida nos Movimentos Sociais aos 15 anos já participava ativamente do Grêmio Estudantil do CEPK, aos 19 anos me filiei ao PDT e concorri as eleições em 2000 para vereadora, e em 2012, profissionalmente me especializei nas questões de gênero na defesa da mulher vitíma de violência,bacharel em direito Congregada da Assembléia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) Membro Fundadora da OSCIP Pólis Mulher e Cidadania em Movimento. Ministro Cursos de Como Falar em Público, Política Pública, Orçamento Público, Funções do Legislativo e Executivo, Ofereço Coaching de líderes de várias áreas e legisladores e agentes públicos, orientando na realização de projetos para municípios, e para atuar na política. Entre em contato pelo e-mail alessandrabalbinoadv@gmail.com Beijo enorme !