Alessandra Balbino

Alessandra Balbino - E-mail : alessandrabatistasadv@gmail.com

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Desabafo em NOVA AURORA ... "povo marcado, povo feliz"


Este vídeo é um desabafo. Toda nossa cidade (Belford-Roxo) tem problemas graves de infraestrutura. Em um pequeninissímo esforço mental, podemos visualizar o centro da cidade quando chove ! Fica intransitável e todos nós sabemos disso. Você pode se perguntar e questionar, mas isso sempre foi assim e não vai mudar; não há quem o faça. Pensemos em conjunto, todo nosso povo foi aculturado na subserviência, não há mecanismos de cobrança e muitas das vezes não se sabe os caminhos para efetivar a reclamação ! O povo fica refém de quem tem um pouco mais de conhecimento, que manipula a informação do jeito que bem lhe atende. Um exemplo disso são os instrumentos utilizados para o orçamento público. Se você leitor hoje recebesse um dinheiro e seu propósito fosse reformar a casa inteira, porém o dinheiro só dá para a reforma da metade da casa, você definiria a prioridades e começaria por elas ! Esse é o pensamento. No município não é diferente, as prioridades devem estar definidas em um instrumento chamado PPA (Plano Plurianual) onde constará exatamente onde o dinheiro estará sendo investido. Como podemos ter acesso e controlar esses gastos ? Essa é uma das tarefas do Vereador e mais, ele tem obrigação de informar a população acerca desses gastos, afinal o dinheiro é nosso, dos nossos impostos diretos e indiretos (quando compramos pão, roupas, pagamos energia elétrica) estamos pagando impostos indiretos. Portanto amigo leitor, o público é nosso. A política pública deve ser tratada com seriedade e ainda que você amigo leitor ou leitora discorde, precisamos pensar em que legado deixaremos para nossos filhos e filhas ? O legado da desesperança, ou o da luta pela busca da informação, pela busca da melhor escolha ? Porque a omissão não traz resultados, ela reafirma o comportamento que é o ideal para os políticos inescrupulosos que se multiplicam e perpetuam-se na compra de votos e na falta de respeito conosco, "povo marcado, povo feliz". Quero muito ser acordada com as asas da liberdade sobre nossas vidas, quero ter a chance de olhar para os meus filhos no fundo dos seus olhos e dizer : Confiem, vai mudar, vai melhorar, porque vocês são meus filhos cidadãos melhores, são Belforroxenses e se orgulham em dizer isso. Saibam a chave está em nossas mãos, que os joelhos se fortaleçam e que as mãos frouxas se afirmem, votemos com consciência pelo pai, pela mãe, pela avó, pela criança, por famílias que estão sedentas como eu pela mudança.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Entrevista concedida ao Blog Belford-Roxo


http://belfordroxoonline.blogspot.com.br/2012/09/bate-papo-com-candidata-vereadora.html

Belford Roxo On Line: De onde surgiu a idéia da sua candidatura? 
Alessandra Balbino:Minha candidatura surgiu há muito tempo atrás, exatamente em 1998; vendo televisão o falecido Àlvaro Valle fez um apelo convidando a comunidade para participar da vida política do seu município. Senti tanta verdade em seu apelo que decidi-me por iniciar minha vida política. Entendi ali, que não adiantava ficar reclamando, precisava de uma ação concreta. Em 2000 fui candidata a primeira vez e tive 114 votos, o que me alegrou sobremaneira por ser novata e a maneira pela qual construi a candidatura sem recurso através do PDT na época. Lembro-me de um episódio emblemático, estava no morro em São Francisco e ali conversando com os moradores em 2000 pedindo o voto, de repente subiu uma Pick-Up D20 cheia de camisas, bolas; quando dei por mim estava sozinha e as pessoas estavam em volta do carro. Nesse período embora tivesse sido editada a Lei 9.504/97 para vereador ela só valeria em 2000. Enfrentei com bom humor, desci do morro crendo que tempos melhores surgiriam, e eles surgiram, tornando a disputa eleitoral mais equilibrada. Se não fosse essa lei, pessoas como eu e candidaturas como as minhas não teriam a menor chance.

Belford Roxo On Line: Caso sejam eleito quais são seus principais projetos??  
Alessandra Balbino: Meus principais projetos, envolvem educação, saúde, transporte e empreendedorismo. Na educação pretendo editar lei que autorize a se instituir eleição para diretor de escola para que as nomeações/indicações não prejudiquem o rendimento das escolas; o status atual nos concedeu o penúltimo lugar no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a indicação tira dos diretores a possibilidade de contribuir efetivamente com a escola que fica a mercê do político, no meu entendimento uma volta ao coronelismo; Pretendo editar Projeto de Lei que autorize a instituição dos horários alternativos das Creches para que possa efetivamente atender os pais e mães trabalhadoras, estendendo as creches comunitárias a funcionarem em horário diferenciado; Na saúde pretendo instituir Projeto de Lei que autorize o Prefeito a realizar Mutirões de Saúde, visando eliminar o déficit em relação a realização do preventivo, mamografia, climatério (menopausa), planejamento familiar. No Transporte pretendo fazer levantamento da situação dos bairros completamente desprovidos de atenção, com transporte precário a exemplo de São Francisco, Xavantes entre outros que vivem um apagão de transporte a partir das 22Hs. Se alguma pessoa passar mal, um membro da família, terá dificuldades para obter socorro. Na área de Empreendedorismo pretendo realizar através da Câmara divulgação maciça da Lei de Empreendedorismo Individual que franqueia ao Empreendedor entre outras coisas a obtenção do Alvará gratuitamente.

Belford Roxo On Line: Como o Sr(a) analisa o papel do Vereador junto ao dia-a-dia da população e as ações do Executivo Municipal? 
Alessandra Balbino:Analiso o papel do vereador como fundamental, atividade hoje mal explorada, mal executada. A lei de Responsabilidade Fiscal 101/2000 prevê A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ou Lei Complementar nº 101, é o principal instrumento regulador das contas públicas no Brasil, estabelecendo metas, limites e condições para gestão das Receitas e das Despesas e obrigando os governantes a assumirem compromissos com a arrecadação e gastos públicos. A LRF se apoia em 04 eixos : Planejamento, Transparência, Controle e Responsabilização. Tais quesitos são eminentemente mal divulgados e aplicados em Belford-Roxo, a transparência é a ampla e diversificada divulgação dos relatórios nos meios de comunicação, inclusive internet, para que todos tenham oportunidade de acompanhar como é aplicado o dinheiro público. Hoje nosso povo Belforroxense não possui mecanismos para acompanhar a execução dos gastos do executivo. O vereador é um servidor do povo, sua atividade deve privilegiar a população dando-lhe ciência de como está sendo aplicado e gastos os recursos em nossa cidade. O que não se vê na cidade atualmente infelizmente, os interesses diversos estão acima do interesse público. Eu, quero mudar essa situação.

Belford Roxo On Line: Como será sua atuação, se eleito, na Câmara?  
Alessandra Balbino:Primeiramente pretendo resgatar a função do vereador, que é fiscalizar o executivo. No mais é devolver a população o que é seu por direito : a possibilidade de exercer o controle sobre os gastos e a aplicação das verbas conforme a necessidade dos cidadãos e cidadãs.

Belford Roxo On Line: Na sua visão, Qual ou quais as principais áreas de B. Roxo que mais precisa da intervenção do poder legislativo de Belford Roxo?? E como fazer isso??  
Alessandra Balbino: Sem dúvida nenhuma no saneamento ambiental é necessitamos de uma intervenção forte. É inadmissível continuarmos com esse déficit monstruoso no saneamento ambiental que envolve, água, pavimentação, tratamento de esgoto, tratamento do lixo. Para se ter uma ideia do caos, atualmente as pessoas fazem por conta própria seus sumidouros e cavam seus poços artesianos, tal medida sem a devida preparação pode contaminar o lençol freático que prejudicará até mesmo aqueles que possuem abastecimento regular de água ou não. Nós em B.Roxo vivemos total descontrole nessa área. Como fazer ? Primeiramente é preciso ter uma comissão na câmara que trate com seriedade o assunto, depois juntamente com o prefeito, uma vez feito o levantamento, confeccionar um plano de metas, depois exigir dos deputados que se elegem recorrentemente em nossa cidade ajuda para aprovação de orçamento para execução do Plano de Metas de Saneamento Ambiental em Belford-Roxo, a intersetorialidade e articulação entre os governos será essencial para sanar nosso problema.

Belford Roxo On Line: Na sua visão, de que forma o poder legislativo de Belford Roxo, pode contribuir para o decrescimento da violência em nosso município? 
Alessandra Balbino: Política de Segurança ao contrário do que se pensa, não se faz somente com repressão, ou aumento de efetivo e etc. Política de segurança se faz com escola, arte, cultura, esporte etc. Tais projetos e programas devem ser largamente difundidos entre as famílias, jovens em especial. Um bom investimento na criança , no adolescente, no jovem proporcionará um município mais seguro. O vereador deverá observar as ações do Estado e buscar junto as representações estaduais garantir orçamentáriamente que B.Roxo seja contemplado com programas de segurança como por exemplo o Mulheres da Paz. Fica a frase : “É melhor construir meninos que remendar homens”.

Belford Roxo On Line: Quais as principais atibuições o legislativo pode esta fazendo para que possa desenvolver e atrair mais emprego para a nossa cidade?   
Alessandra Balbino:Uma prática já adotada em vários lugares é a atração de empresas para serem instaladas no município, que pode ser feito através de diversas modalidades, ofertando a empresa áreas e modulações na cobrança de impostos (incentivos fiscais), facilitando sua instalação no município, garantindo a empregabilidade dos munícipes. Outra forma é através do Empreendedorismo Individual, tenho uma matéria inteira no meu Blog sobre o assunto (http://www.alessandrabalbino.blogspot.com.br/p/empreendedorismo-individual.html). Outra possibilidade é investir em qualifiação profissional adequando-se as exigências do mercado, em especial àquelas demandas ligadas a petróleo e gás e ao pré-sal, preparando a mão de obra dentro do município e fora dele para que nossa população possa disputar em igualdade as vagas ofertadas na capital e em outros municípios.

Belford Roxo On Line: Deixe sua mensagem ao povo de Belford Roxo?     
Alessandra Balbino: Nasci na década de 70, em plena ditadura militar. Tempos de opressão. Ali a única regra era obedecer, não era necessário pensar. Hoje, graças a Deus somos livres e vivenciamos um processo democrático. A dimensão desse empoderamento (ato de dar/devolver/conceder poder), só pode ser relatado por quem foi privado de exercer seu direito de escolha. O voto é uma arma e o que nos falta é essa noção de liberdade cunhada de responsabilidade com as escolhas que devemos fazer. Escolher um candidato para nos representar é tarefa mais que importante ! não é banal. Estou aqui como mais uma opção para a CMBR e tenho certeza de que farei o que tem que ser feito e honrarei cada voto, que na verdade é tradução de confiança depositada. Grata. Dia 07 de outubro 27.021 Alessandra Balbino.

Total de visualizações de página

Sejam Bem Vindos !!!

"Ela tem um coração do tamanho de uma baleia; em seu trabalho é um leão de competência, uma dessas mulheres que vão até a raiz dos problemas e nada a assusta."

Um Pouco de Mim...

Minha foto
Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brazil
Sou uma mulher determinada e realizadora. Tenho metas e objetivos claros a respeito da Política Pública e uma das minhas frase é Política Pública sem orçamento é PAPO SEM FUNDAMENTO. inserida nos Movimentos Sociais aos 15 anos já participava ativamente do Grêmio Estudantil do CEPK, aos 19 anos me filiei ao PDT e concorri as eleições em 2000 para vereadora, e em 2012, profissionalmente me especializei nas questões de gênero na defesa da mulher vitíma de violência,bacharel em direito Congregada da Assembléia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) Membro Fundadora da OSCIP Pólis Mulher e Cidadania em Movimento. Ministro Cursos de Como Falar em Público, Política Pública, Orçamento Público, Funções do Legislativo e Executivo, Ofereço Coaching de líderes de várias áreas e legisladores e agentes públicos, orientando na realização de projetos para municípios, e para atuar na política. Entre em contato pelo e-mail alessandrabalbinoadv@gmail.com Beijo enorme !