Alessandra Balbino

Alessandra Balbino - E-mail : alessandrabatistasadv@gmail.com

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Creches em horários alternativos, Segurança Social







É dever da Administração Pública prover a cobertura necessária de Creches acordo com a demanda regionalizada. Uma ação conjunta e responsável, a fim de atender as Políticas da Infância priorizando a qualidade, as diretrizes educacionais e as necessidades de nossas famílias Belforroxenses . O desenvolvimento de uma cidade passa impreterivelmente pela qualidade de ensino e amparo que recebem as crianças; a Segurança Social proprociona aos pais a possibilidade de poderem trabalhar e manterem suas famílias economicamente. O cerne dos programas sociais de transferência de renda preconizam o alcance da auto suficiência das famílias. Contudo a precariedade das estruturas propiciam na verdade um sem número de crianças que ficam sozinhas em casa e outro tanto que ficam sem nenhum responsável. Sem uma cobertura adequada essas famílias não conseguirão alcançar o desenvolvimento almejado.

A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu círculo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades.Por diferentes motivos inerentes à sociedade atual, a família já não consegue realizar sozinha a tarefa de educar uma criança, como tradicionalmente acontecia. Numa sociedade, onde cada vez é maior o número de mulheres que trabalham a tempo inteiro, a efetiva partilha das tarefas do universo público e privado convida a que mulheres e homens dividam responsabilidades em matéria de educação dos filhos, competindo ainda, ao Estado e à sociedade civil proporcionar apoio e suporte às famílias. Sabemos que as experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem. Também sabemos que estas experiências podem ter um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro. Os cuidados adequados durante a primeira infância trazem benefícios para a toda a vida. A infância é a etapa fundamental da vida das crianças sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. Desta forma, importa que este novo contexto de desenvolvimento se caracterize por um ambiente acolhedor e dinamizador de aprendizagens, onde a criança se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa.



Considera-se que muitas famílias necessitam de atendimento para suas crianças em períodos   e   horários   que   não   coincidem  com  os   de   funcionamento   regular   dessas instituições educacionais, como o horário noturno, finais de semana e em períodos de férias e recesso. Contudo,  esse  tipo  de  atendimento, que  responde  a  uma  demanda legítima da população, enquadra-se no âmbito de “Políticas para a Infância”, devendo ser  financiado, orientado e  supervisionado por  outras  áreas,  como  assistência social, 
saúde, cultura, esportes e proteção social. O sistema de  ensino define e orienta, com base em critérios pedagógicos, o calendário, os horários e as demais condições para o funcionamento das  creches  e  pré-escolas,  o  que  não  elimina  o  estabelecimento de mecanismos para  a  necessária  articulação que  deve  haver  entre  a  educação e outras áreas,  como  a  saúde  e a  assistência,  a  fim  de  que  se  cumpra,  do ponto  de  vista  da  organização dos serviços nessas instituições, o atendimento às demandas das crianças. 
Dessa forma, instalações, equipamentos, materiais e outros recursos, sejam das creches e pré-escolas, sejam dos outros serviços, podem e devem ser mobilizados e articulados  para  o  oferecimento  de   cuidados   e   atividades   às   crianças   que  delas  necessitarem  durante o período de férias e recesso das instituições educacionais. 


Portanto,  necessidades  de  atendimento a  crianças   em dias  ou horários  que não coincidam com o período de atividades educacionais previsto no calendário escolar das instituições por elas frequentadas, deverão ser equacionadas segundo os critérios próprios   da   assistência   social   e   de   outras   políticas   sociais,   como   saúde,   cultura,  esportes e lazer, em instituições especializadas na prestação desse tipo de serviços, e,  na falta ou insuficiência destas instituições, nas próprias instalações das creches e pré-escolas,  mediante   o   emprego   de   profissionais,   equipamentos,  métodos,   técnicas   e programas  adequados  a essas   finalidades,  devendo  tais   instituições  atuar  de  forma articulada com as instituições ducacionais.








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"Ela tem um coração do tamanho de uma baleia; em seu trabalho é um leão de competência, uma dessas mulheres que vão até a raiz dos problemas e nada a assusta."

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Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brazil
Sou uma mulher determinada e realizadora. Tenho metas e objetivos claros a respeito da Política Pública e uma das minhas frase é Política Pública sem orçamento é PAPO SEM FUNDAMENTO. inserida nos Movimentos Sociais aos 15 anos já participava ativamente do Grêmio Estudantil do CEPK, aos 19 anos me filiei ao PDT e concorri as eleições em 2000 para vereadora, e em 2012, profissionalmente me especializei nas questões de gênero na defesa da mulher vitíma de violência,bacharel em direito Congregada da Assembléia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) Membro Fundadora da OSCIP Pólis Mulher e Cidadania em Movimento. Ministro Cursos de Como Falar em Público, Política Pública, Orçamento Público, Funções do Legislativo e Executivo, Ofereço Coaching de líderes de várias áreas e legisladores e agentes públicos, orientando na realização de projetos para municípios, e para atuar na política. Entre em contato pelo e-mail alessandrabalbinoadv@gmail.com Beijo enorme !