Alessandra Balbino

Alessandra Balbino - E-mail : alessandrabatistasadv@gmail.com

quinta-feira, 24 de junho de 2010

POLÍTICA É TÃO IMPORTANTE, QUE DEVIA SER ENSINADA NA ESCOLA !

Passamos pelo ensino fundamental, sem compreender exatamente como se opera o sistema político representativo; representativo porque concedemos aqueles que escolhemos nas urnas o direito de representar nossas necessidades na esfera política de decisões acerca das políticas de estado essenciais para nós como : saúde, educação, moradia, trabalho, transporte, segurança etc. Diante de fato tão sério, se pararmos para pensar só um pouco, vamos perceber que entramos na escola na educação básica infantil, nos graduamos para o ensino fundamental, chegamos ao ensino médio e por fim a faculdade e não compreendemos como funciona o sistema político representativo, como se operam as decisões e como podemos influenciá-las. Assim sendo ficamos de certa forma reféns de pessoas que tiram vantagens de nossas necessidades e que não tem de fato desejo de nos representar adequadamente. Se você que está lendo é morador de Belford-Roxo, pode constatar que possuímos uma das passagens intermunicipais mais caras do Rio de Janeiro; o que por si só já nos exclui das vagas de emprego disponíveis na Capital, que conta com uma infra-estrutura de transporte muito mais adequada do que a nossa (metrô e sua integração, trem e sua integração, barcas, etc.) A representação política pensada por esse ângulo, nos mostra que nada foi feito para que essa situação fosse resolvida, essa semana estive na cada da Vanessa moradora do bairro Barro Vermelho, lá encontramos com a Marcela e quando expus esta questão da passagem, Marcela pediu a palavra e nos disse : "É verdade, meu esposo estava desempregado e quando a empresa chamou já foi falando : só vamos pagar uma passagem, ou seja R$ 5,00", ele o esposo da Marcela aceitou tirar do seu bolso para complementar o restante que falta. Ainda no episódio da casa da Vanessa na rua Havaí, sem pavimentação há mais de 30 anos, me pergunto de que serve uma representação que não nos representa? A Política Pública é feita com dinheiro, assim como comprar ou reformar uma casa, a pergunta central é de onde vem os recursos para que se concretize o saneamento ambiental? Dos impostos que pagamos. Precisamos compreender como se elabora o orçamento entre outros mecanismos para que se concretize as melhorias necessárias para nossas comunidades. Até a próxima, comente este artigo aqui. Bjo

Um comentário:

  1. Ana Cláudia de O. Souza15 de julho de 2010 às 21:58

    Essa foi justamente a primeira frase sua que me chamou a atenção... Alessandra para Deputada Estadual

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página

Sejam Bem Vindos !!!

"Ela tem um coração do tamanho de uma baleia; em seu trabalho é um leão de competência, uma dessas mulheres que vão até a raiz dos problemas e nada a assusta."

Um Pouco de Mim...

Minha foto
Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brazil
Sou uma mulher determinada e realizadora. Tenho metas e objetivos claros a respeito da Política Pública e uma das minhas frase é Política Pública sem orçamento é PAPO SEM FUNDAMENTO. inserida nos Movimentos Sociais aos 15 anos já participava ativamente do Grêmio Estudantil do CEPK, aos 19 anos me filiei ao PDT e concorri as eleições em 2000 para vereadora, e em 2012, profissionalmente me especializei nas questões de gênero na defesa da mulher vitíma de violência,bacharel em direito Congregada da Assembléia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) Membro Fundadora da OSCIP Pólis Mulher e Cidadania em Movimento. Ministro Cursos de Como Falar em Público, Política Pública, Orçamento Público, Funções do Legislativo e Executivo, Ofereço Coaching de líderes de várias áreas e legisladores e agentes públicos, orientando na realização de projetos para municípios, e para atuar na política. Entre em contato pelo e-mail alessandrabalbinoadv@gmail.com Beijo enorme !