Alessandra Balbino

Alessandra Balbino - E-mail : alessandrabatistasadv@gmail.com

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Unificação do Currículo Escolar (G1 Globo News)

Hoje estava vendo G1 Globo News e no debate, foi lançada a seguinte questão : O que achavamos a respeito da Unificação do Currículo Escolar Nacionalmente falando; Os representantes do MEC fizeram uma força enorme para driblar as questões mais importantes, a exemplo do salário dos professores e a aplicação integral do currículo, o que varia de uma escola para outra. Infelizmente eu não consegui participar, mais para descarregar minha .30, ainda bem que só disparo palavras, vim aqui no nosso cantinho fazer meu comentário :



1) Enquanto não houver uma preocupação intimamente sincera do governo para mudar o status quo da educação no país, nossos professores continuarão mal remunerados, os alunos continuarão não tendo a base necessária para os vestibulares federais e as provas de acesso do ensino técnico federal. 


2)Quer nivelamento de verdade? então vai a dica : Se a criança estuda no ensino fundamental público, ela deverá ter acesso garantido as escolas federais estaduais de nível médio técnico, sem as provas dificílimas elaboradas por uma banca que na sua totalidade nunca estudou em uma escola pública e que se compromete totalmente com o currículo escrito e definido pela LDB; porém, há um desencontro entre o exigido nas provas e aquilo que realmente os alunos aprendem; aqueles muito bem preparados em escolas particulares são os que acessam as vagas do ensino médio técnico federal ou estadual. O mesmo deveria ser feito pelo estudantes do ensino médio público, esses nossos brasileirinhos e brasileirinhas, deveriam ter o acesso direto as univesidades estaduais e federais; por que, os mesmos devem ser submetidos a uma prova elaborada por essa bendita comissão organizadora do certame? Mais o que ninguém consegue me responder é o seguinte : Qual a coerência em se avaliar o mesmo aluno duas vezes? (Afinal é o mesmo sistema de educação, LDB, MEC, seria uma auto-avaliação do sistema ? então julgo que ele está reprovado, como todos os nossos filhos) ou seja : ele estuda 03 anos faz todas as provas, estando apto para cursar o ensino superior e no entanto ele deve se submeter as provas de acesso. Essa, tenho certeza ainda vai demorar muito para ser respondida, mais fica aí, para pensar. Por que ?

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com vc, é injusto a seleção que é feita... o sistema deveria dar mais incentivo aos alunos da rede pública... o que eles falam tanto, nada fazem... falam-se tanto em motivação para esse alunos e na prática é difícil vivermos isso. O que vemos são alunos desinteressados, pois afinal os professores estão desmotivados... é tudo um círculo vicioso... é uma pena...

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página

Sejam Bem Vindos !!!

"Ela tem um coração do tamanho de uma baleia; em seu trabalho é um leão de competência, uma dessas mulheres que vão até a raiz dos problemas e nada a assusta."

Um Pouco de Mim...

Minha foto
Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brazil
Sou uma mulher determinada e realizadora. Tenho metas e objetivos claros a respeito da Política Pública e uma das minhas frase é Política Pública sem orçamento é PAPO SEM FUNDAMENTO. inserida nos Movimentos Sociais aos 15 anos já participava ativamente do Grêmio Estudantil do CEPK, aos 19 anos me filiei ao PDT e concorri as eleições em 2000 para vereadora, e em 2012, profissionalmente me especializei nas questões de gênero na defesa da mulher vitíma de violência,bacharel em direito Congregada da Assembléia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) Membro Fundadora da OSCIP Pólis Mulher e Cidadania em Movimento. Ministro Cursos de Como Falar em Público, Política Pública, Orçamento Público, Funções do Legislativo e Executivo, Ofereço Coaching de líderes de várias áreas e legisladores e agentes públicos, orientando na realização de projetos para municípios, e para atuar na política. Entre em contato pelo e-mail alessandrabalbinoadv@gmail.com Beijo enorme !