Alessandra Balbino

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sábado, 19 de maio de 2012

Como se realiza uma campanha política em tempos de Cachoeira ?

Em tempos de cachoeira precisamos ter cuidado para não sermos arrastados pela correnteza. A correnteza da descrença, desesperança; correnteza amoral. A pergunta que não quer calar é a seguinte : Como se realiza uma campanha política no Brasil ? e disso eu tenho alguma experiência ! Passada a fase preliminar que é a escolha de um partido, depois a disputa interna para se oficializado como pré-candidato esse é um detalhe de suma importância, tem pessoas que nem consegue exercer sua pretensão porque não tem "fechamento" com ninguém, e, é claro não consegue se sustentar na nominata (documento que oficializa os nomes dos candidatos); passada essa fase é preciso comprovar a idoneidade perante a justiça criminal federal, estadual e na esfera eleitoral é preciso apurar se não há registro de crime eleitoral ou condenação, feito isso, registro de candidatura na mão, CNPJ da Receita Federal tudo pronto para oficializar o inicio da campanha, ops ! mais esses são os registros públicos da mesma. Agora, como se faz campanha no nosso país ? a pergunta ainda não foi respondida ! Em uma segunda fase e eu considero a mais árdua, é aquela em que o caráter é provado, aonde os jeitinhos vão acontecendo e os "apoiadores" vão surgindo; a esse respeito existem dois tipos clássicos, o primeiro é aquele que chega para apoiar e que vai logo revelando suas intenções : O que que eu vou ganhar com isso ? ou simplesmente dá as cartas dizendo o que quer e, em troca concederá tal apoio ao candidato (a) que a essa altura, está em desespero porque sabe que 90 dias passam depressa e ele precisa alcançar um número expressivo de eleitores ! O segundo tipo é o clássio "empresário", aquele que tem a grana e esta até disposto a apoiar, mas precisa de garantias e aditamentos para que sua empresa passe a fornecer tal produto nas demandas específicas da máquina; tais operações parecem simples, iniciam em mesas, rodas de conversa, pode ser até mesmo em Paris ! não há fronteiras para que se realizem ! O fato é o seguinte : Quem paga as faturas da campanha, afinal é uma cachoeira de despesas : propaganda de todas as espécies, gasolina, recursos humanos (quem vai balançar as bandeiras), gráfica, internet, telefone, totens, bonecos, bicicletas, uniformes de times de futebol, a dentadura, a cadeira de rodas, a prótese... Uma verdadeira cascata de compromissos, que talvez justifiquem os cahoreiras, as deltas, os cabrais e etc. nesse mundão de meu Deus. 
Ah! espero ter respondido a pergunta, lembra do Capitão Nascimento, sim personagem da ficção de Tropa de Elite II, quando falou assim : "No Brasil, eleição é negócio e o voto é a sua mercadoria mais cara", com tanta coisa sendo negociada, com tanto empreiteiro querendo uma casquinha, tanta empresa de medicamentos buscando a "ética de mercado" que é quase impossível nessa correnteza, que os interesses verdadeiros não se afoguem, porque os portadores de tais interesses certamente encontrarão um sistema viciado e cheio de armadilhas, onde o capital manda, comprando corpos, mentes, caráter e tudo o que estiver a venda, e, colocando preço no que não está. Vamos estudar sobre o financiamento público de campanha, esse talvez seja o começo da moralidade tão sonhada e um golpe certeiro na moleira da corrupção.

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"Ela tem um coração do tamanho de uma baleia; em seu trabalho é um leão de competência, uma dessas mulheres que vão até a raiz dos problemas e nada a assusta."

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Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brazil
Sou uma mulher determinada e realizadora. Tenho metas e objetivos claros a respeito da Política Pública e uma das minhas frase é Política Pública sem orçamento é PAPO SEM FUNDAMENTO. inserida nos Movimentos Sociais aos 15 anos já participava ativamente do Grêmio Estudantil do CEPK, aos 19 anos me filiei ao PDT e concorri as eleições em 2000 para vereadora, e em 2012, profissionalmente me especializei nas questões de gênero na defesa da mulher vitíma de violência,bacharel em direito Congregada da Assembléia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) Membro Fundadora da OSCIP Pólis Mulher e Cidadania em Movimento. Ministro Cursos de Como Falar em Público, Política Pública, Orçamento Público, Funções do Legislativo e Executivo, Ofereço Coaching de líderes de várias áreas e legisladores e agentes públicos, orientando na realização de projetos para municípios, e para atuar na política. Entre em contato pelo e-mail alessandrabalbinoadv@gmail.com Beijo enorme !